Aerofólios para veículos, tudo o que você precisa saber

Os aerofólios, ainda que não recebam a devida atenção, são peças extremamente importantes para os veículos. É graças a elas que temos uma maior estabilidade e controle do carro. Não coincidentemente, os aerofólios dizem respeito também à aerodinâmica dos veículos.

Não sendo uma novidade no mercado de carros como um todo, essas peças vêm em diversas formas e modelos – as opções são variadíssimas. E por conta de esse ser um importante recorte do mercado automobilístico, nós aqui da Autos Originais resolvemos aclarar alguns pontos.

Abaixo, falaremos tanto sobre a funcionalidade dos aerofólios, quanto vamos abordar a diferença entre essas peças e os spoilers. Preste bastante atenção quando falaremos também dos benefícios de investir em peças originais no momento de sua compra!

Os aerofólio para veículos e sua indispensável função

Sendo vendido como um dos diversos acessórios automotivos que existem no mercado, os aerofólios para veículos usam a dobra do vento para prender o carro ao chão, quando o mesmo alcança altas velocidades. É por conta desse acessório que a dirigibilidade é assegurada, mesmo que em curvas.

O desenho desse acessório é importantíssimo para sua efetividade. O mesmo é feito de forma similar à asa de um avião, para permitir o fluxo de ar sobre a peça de uma maneira mais intensa que o fluxo sob ela. No inglês, podemos ver a palavra “downforce”, que seria uma ‘Força para Baixo’, traduzindo livremente.

Podendo ser instalado tanto na frente quanto na parte traseira do carro, os aerofólios para veículos nesses dois pontos trabalham da seguinte forma:

  • AEROFÓLIO DIANTEIRO: Exerce uma pressão maior no automóvel, para que ele esteja sempre rente ao chão, evitando possíveis derrapagens ou a perda de controle no dirigir do veículo;
  • AEROFÓLIO TRASEIRO: Garante e reforça a estabilidade do veículo principalmente em curvas e altas acelerações.

OBS: Os aerofólios costumam ser confundidos com os Spoilers. Esses, são equipados em carros esportivos e de alto desempenho, com a finalidade de barrar o ar que atrapalha o veículo, assim como, melhorar a eficiência do combustível do automóvel.

Aerofólios originais e não originais fazem o mesmo trabalho?

Sempre comentamos aqui no blog da Autos Originais sobre a importância de sempre fazer uso de acessórios de qualidade e completamente originais. Quando trazemos à tona essa essencialidade para os aerofólios ela é devida à:

Especificidade do material

Os aerofólios de qualidade, costumam ser fabricados num material confiável, e que é condizente e harmônico com o material de seu veículo. Na maior parte das vezes, esses acessórios são feitos em poliuretano ou materiais similares. Confiabilidade na composição apenas acontece em acessórios originais;

Essencialidade da peça

Como falamos diversas vezes mais acima – os aerofólios para veículos são simplesmente indispensáveis para a dirigibilidade e segurança. Por ser uma peça tão essencial, é importante ter um grande cuidado no momento da compra e instalação – fazendo ser mais importante ainda a escolha de um produto original;

Encaixe

O seu carro possui um design único, e para que o aerofólio desempenhe seu papel de melhorar a aerodinâmica do mesmo, é necessário que o design do veículo e da peça conversem. É aí que o encaixe e a harmonia do material e do desenho são tão importantes para que a sua compra seja útil e bem sucedida;

Previsibilidade

Produtos originais têm um comportamento previamente testado, material que conversa perfeitamente com o seu veículo, e tudo o que você precisa para ter um uso realmente de qualidade.

De toda sorte, qualquer que seja o aerofólio que você escolher para o seu carro, lembre sempre da importância de optar por um que realmente vá tornar a usabilidade do mesmo mais segura e confiável – isso, só podemos receber ao investir em produtos originais.

Geralmente, a diferença de custo entre um produto original e não original, gira em torno dos 10%. Onde a peça original vem a apresentar menos defeitos, minimiza o retorno de veículos e assim por diante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *