Bandejas para porta-malas: o que são, quais os benefícios e como instalar

Se ter o seu carro sempre organizado e limpo é uma prioridade para você, as bandejas para porta-malas certamente são os acessórios certos para você! Curioso para saber o que é esse produto e como ele funciona, continue lendo esse texto.

Hoje em dia o mercado de acessórios automobilísticos está repleto de solução quase milagrosas a fim de manter o carro limpo. Apesar disso, muitas delas são inconvenientes ou mesmo não funcionam como esperado.

É aqui que entram as bandejas, sendo uma solução muito mais prática e confiável. Vamos descobrir mais sobre o que estamos falando?

Afinal de contas, o que são as bandejas para porta-malas?

Você costuma utilizar o seu porta-malas com frequência?Já passou por alguma situação chata onde as compras derramaram dentro do carro, aquele iogurte que foi esmagado e acabou melando todo o interior?

Um motorista sabe bem que imprevistos acontecem, sendo assim, é importante estar sempre preparado para eles, especialmente se esses são igual a bagunça.

Bem, acabando com o mistério, trata-se de uma estrutura que é colocada no piso do porta malas e tem uma função bastante específica. Evitar que sujeira e líquidos danifiquem o interior do seu carro.

Esse produto é fabricado em materiais resistentes e impermeáveis, retendo desde um iogurte estourado até mesmo outros tipos de substâncias como graxa, água etc. Salvaguardando, assim, o interior do carro e evitando perder tempo ou dinheiro com longas limpezas.

Além de o próprio acessório ser impermeável, a grande maioria dos modelos disponíveis de bandejas também contam com bordas altas. Sendo assim, impedindo completamente que qualquer líquido derramado entre em partes do carro que não deveria.

Ademais, os melhores modelos também não soltam cheiro com o aquecimento natural que acontece ao deixar o carro sob o sol, por exemplo. Dessa forma, não causa danos nem ao veículo nem à saúde do motorista.

Existem modelos para cada carro?

Sim, cada carro tem um design diferenciado para os seus porta-malas, não seria diferente com as bandejas. Isso se dá, porque para oferecer proteção total o encaixe deve ser perfeito.

Contudo, isso não é uma obrigação e existem alguns modelos genéricos (ou universais) que também podem ser encontrados.

Quais os benefícios de contar com esse produto

Os benefícios estão intimamente ligados a paz do motorista. Independente da carga que esteja sendo carregada no porta-malas do carro, este estará protegido tanto contra líquidos e sujeira, como também contra fricção.

Essa fricção, com o tempo, desgasta o carpete de fábrica e deixa o aspecto do carro feio, mas ao contar com a proteção das bandejas para porta-malas, não somente o desgaste natural é atrasado, como bagageiro permanece com aspecto de novo por muito mais tempo.

Além disso, limpar as bandejas é muito mais fácil que o porta-malas, podendo, inclusive serem removidas para lavar e secar fora do veículo.

Esta também é uma facilidade para o caso de vazamento de um grande volume de líquidos, não sendo necessário limpar com um pano. Basta retirar o acessório do caro e descartar toda a água antes de retorná-lo para o porta malas.

Com uma bandeja como essas, os tempos de passar horas limpando o carro acabaram!

Como instalar a bandeja no porta-malas

Como você já deve imaginar, não existe nenhum segredo para a instalação deste produto, especialmente se ele foi feito sob medida para o modelo do seu carro.

Muitos modelos disponíveis no mercado não são rígidos, sendo assim, basta dobrar a bandeja com cuidado para não realizar ângulos muito agudos (o que pode quebrar o produto), e inseri-la no bagageiro do carro.

Assim que você soltar, a bandeja deve voltar a sua forma original e cobrir todo o bagageiro.

Opte sempre por comprar bandejas para porta-malas originais, para evitar barulhos e outros problemas de encaixe em seu carro. De sempre preferência por acessórios originais para carros.