Como funciona o reparador instantâneo de pneus e por que ter no seu carro

Você sabia que existe um reparador instantâneo de pneus? Sim, caso o pneu do seu caso esvazie em decorrência de um furo, é possível utilizar esse produto e rapidamente voltar para a estrada.

Apesar do nome, essa não é uma solução definitiva, mas, com certeza, é uma forma de não ficar na mão ou mesmo não precisar trocar o pneu pelo reserva no meio da noite em uma rua estranha, por exemplo.

Curioso para saber mais como esse reparador funciona? Continue lendo esse texto e saiba mais!

Como funciona o reparador instantâneo de pneus

Podendo ser utilizado em carros, utilitários e motocicletas, esse produto é um verdadeiro salvador de dias, uma vez que não deixa o indivíduo perder tempo ou mesmo se melar de completamente de graxa.

Trata-se de uma lata muito similar à do lubrificante e anticorrosivo WD-40, mas bastante diferente em conteúdo. A lata é altamente pressurizada com gás que irá encher o pneu, caso o mesmo já esteja baixo e uma substância vedante que conserta o furo de dentro para fora.

Trata-se de uma espécie de látex, contudo, a substância em si varia de fabricante para fabricante.

O resultado pode não ser satisfatórios em alguns casos como rasgos, e furos com mais de 5 mm. Outro ponto a estar atento é não utilizar o reparador instantâneo de pneus de forma preventiva. Isso porque o mesmo pode ocasionar o desbalanceamento da roda.

Sendo assim, é interessante ter em mente que esse é um produto emergencial e deve ser utilizado como tal.

Como utilizar o reparador

É importante salientar que para utilizar o produto, não é preciso que o pneu esteja completamente vazio ou esvaziá-lo. Contudo, é muito importante prestar atenção na posição do bico da válvula que deve estar na parte superior do pneu.

Sendo assim, caso esteja nas laterais ou na parte interior, é necessário movimentar o carro para frente ou para trás até a posição correta.

Uma vez feito, isso, basta conectar a lata à válvula e pressionar o botão para liberar o gás. Alguns segundos depois, você já está pronto para sair! Não é necessário retirar o pneu ou mesmo usar um macaco, o próprio reparador infla o pneu que pode ser calibrado no próximo posto.

Vale ressaltar que cada lata do reparador é para ser utilizada até o final em somente um pneu, tentar economizar e dividir entre mais de um pode colocar em risco a qualidade da vedação.

Também é importante dirigir por alguns quilômetros para que o produto possa se difundir por toda a parte interna do pneu.

Por que é importante ter um reparador em seu carro

Existem inúmeros motivos para adquirir e ter a disposição um reparador em seu carro, mas o principal é a simples prevenção. Essa termina sendo uma situação muito mais conveniente quando comparada a qualquer outra.

Ademais, algumas situações fazem com que trocar o pneu pelo reserva seja uma grande pedra no sapato ou até perigoso.

Em uma viagem, por exemplo, imagine só ter que tirar as malas de toda a família do carro no acostamento de uma BR para ter acesso ao estepe. É um atraso na viagem e pode ser uma situação propícia acidentes.

Outro ponto válido é quando mais de um pneu fura ao mesmo tempo. Poderia ser o motivo para chamar um guincho, contudo, a depender da quantidade de latas de reparador instantâneo de pneus disponível, você pode facilmente resolver a situação, ou ainda combinar com o estepe.

De qualquer forma, essa é uma opção mais segura que passar até 20 minutos trocando um pneu em um lugar que você não conhece. Não somente, o pneu não escolhe onde nem quanto furar, faça chuva o sol.

O que se pode fazer nessas situações é estar preparado para sair rapidamente de qualquer eventualidade que possa colocar você e a sua família em uma situação perigosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *