Lâmpadas de LED automotiva: entenda os principais tipos e como escolher a correta

Não, as lâmpadas de LED não são todas iguais. Algumas possuem configurações específicas e você enquanto comprador, precisa ficar ciente. Afinal de contas, a qualidade das lâmpadas interfere diretamente na iluminação automotiva. Nesse texto aqui, falaremos um pouco dos detalhes que importam no momento de escolher a lâmpada LED ideal para o seu carro.

As principais diferenças dizem respeito à durabilidade e à melhor iluminação dos carros. De antemão, já devemos falar que as melhores lâmpadas LED são aquelas de marcas reconhecidas, e que já possuem anos de tradição no setor automotivo, garantindo diferenciais e melhor funcionamento no longo prazo.

Confira todos os pontos que você precisa saber sobre a compra de lâmpadas de LED automotiva logo abaixo.

Por que é importante escolher uma boa lâmpada de LED?

Lâmpadas de LED que não são originais, podem passar por diversos problemas. Algumas das questões que podem ser irritantes, ou mesmo problemáticas, são:

Aquecimento

Lâmpadas de LED precisam de uma boa dissipação de calor, o que ajuda na maior durabilidade e eficiência do produto. Lâmpadas que não são originais acabam por virem com problemas de sobreaquecimento, por isso devem ser evitadas;

Design

Para que a lâmpada encaixe perfeitamente em seu veículo, ela precisa de um design bem feito e que harmonize com seu carro. Lâmpadas de LED não originais, costumeiramente não possuem um bom desenho;

Iluminação

Compramos lâmpadas de led automotiva para usufruir da iluminação, isso é claro. Mas, no caso de lâmpadas não originais, corremos o risco de levar para casa produtos que não fazem seu papel de forma eficiente;

Certificação

Lâmpadas de LED originais possuem uma certificação específica, que garante a robustez, resistência e a capacidade de emitir luz na frequência correta. No caso das não originais, essa certificação não existe.

Outro ponto importante, é que boas lâmpadas acabam sendo muito mais práticas e de fácil instalação. Isso tem a ver tanto com o design da lâmpada, que falamos mais acima, assim como por conta do respeito às prerrogativas das montadoras de carros.

Grandes marcas que produzem as lâmpadas led originais, acabam respeitando todos os pontos que são pedidos pela montadora, criando produtos que combinam com o seu veículo, têm um funcionamento perfeito e acabam gerando um maior custo benefício para você, comprador.

Existe alguma legislação acerca das lâmpadas de LED?

Sim, existe uma legislação que fala sobre a lâmpada de led automotiva. Ela existe para permitir a substituição de lâmpadas halógenas (aquelas antigas, de luz amarelada), pelas lâmpadas de LED. É a Resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito.

Para as lâmpadas de farol, quer seja ele alto, baixo ou neblina, a alteração para lâmpadas de led é completamente permitida, sendo necessário apenas, fazer a mudança no documento do veículo, informando qual o tipo da iluminação usada.

A atualização é um processo necessário, e deve ser feito pelo proprietário do veículo no Detran, a fim de ter certeza que a lâmpada LED obedece aos critérios de Lâmpadas Originais. Esse, seria outro motivo para optar sempre pelas lâmpadas de led originais, na hora de instalar uma em seu veículo.

Quais as vantagens dessa instalação?

Ao instalar uma lâmpada LED em seu veículo, o consumo de energia pode ser até 74% menor, assim como, a luz emitida é muito mais brilhante que com as das lâmpadas halógenas.

Num terceiro ponto, a durabilidade de uma lâmpada LED é até 5 vezes maior que as outras concorrentes, e elas não esquentam quando estão sendo utilizadas.

Permitindo maior personalização, as lâmpadas ainda podem ser instaladas no teto, porta-luvas, com cores diferenciadas, não sendo necessário fazer qualquer tipo de alteração no sistema elétrico ou nos faróis para que eles recebam a lâmpada de LED.

Portanto, a única preocupação, é a escolha de lâmpadas de LED automotiva originais, e que estejam de acordo com o que você deseja, em quesito de cor ou aplicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *