Para que serve o protetor de cárter e como escolher o correto

O Protetor de Cárter é uma chapa de aço que é colocada debaixo do motor para protegê-lo de impactos em obstáculos, como pedras, lombadas e outros itens – o protetor de cárter é um item preventivo e indispensável para o bem-estar e a melhor vida útil do automóvel.

Impactos que acontecem na parte baixa do carro podem danificar partes essenciais do motor, como o depósito de óleo lubrificante. Ao danificá-lo, o funcionamento do automóvel fica em cheque, vez que este reservatório pode vir a romper e vazar seu conteúdo.

Outro problema que pode surgir com rompimentos do cárter, é a fundição do motor. Essa perda completa do coração do automóvel gera prejuízos imensos para o seu proprietário.

Investindo no protetor de cárter para a otimização da vida do carro

Como falamos, a principal função desse protetor é que itens danifiquem o cárter, que é o recipiente onde o óleo lubrificante fica guardado. Ele, colateralmente, ainda protege correias, compressor de ar condicionado e até mesmo o alternador.

“Uma regra inteligente é ter o protetor de cárter em carros mais baixos e suscetíveis a danos”, este é Francisco Satkunas, engenheiro mecânico, diretor da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Como em nosso país o pavimento não é dos melhores, diversas marcas de carros aconselham o uso desse acessório, e deixam provisão para a devida instalação.

Ainda que raros, existem alguns carros que já saem de fábrica com o protetor, a exemplo de picapes grandes, modelos voltados para aventuras, veículos baixos e carros esportivos como um todo.

Sempre que pensar em investir em acessórios – compre originais

Caso você deseje proteger o seu veículo de possíveis danos no motor, optar pela instalação de um protetor de cárter é essencial. Lembre-se de optar por um item original, já que equipar o seu automóvel com um acessório paralelo pode ser até mais prejudicial ao seu carro.

Existe todo um trabalho voltado ao desenvolvimento do equipamento, este que respeita os pontos de fixação, as características específicas do veículo e seu projeto natural. É importante, portanto, que o equipamento seja original e coerente com todos esses detalhes do veículo.

Qualquer componente não original coloca em xeque a boa funcionalidade do automóvel.

Quer saber como escolher o melhor protetor para seu carro?

Opte por um item original, tão somente isso. Protetores de cárter que são paralelos costumam vir associados a ruídos, vibrações, que acabam incomodando durante o uso cotidiano do veículo.

O item pirata ainda pode comprometer a circulação do ar, interferindo na temperatura do motor, que pode subir exponencialmente e não ter como se dissipar. O Protetor ainda poderá vir a comprometer a aerodinâmica do veículo e reduzir a vida útil das peças plásticas e do lubrificante presente no carro.

Fábricas argumentam ainda que, ao instalar um protetor do cárter que não corresponde às especificidades do veículo, água da rua pode acabar entrando no filtro de ar, por conta de erros de design, o que vem a danificar fortemente o funcionamento do motor do carro.

Em casos extremos, o protetor de cárter falso, numa ocasional batida frontal pode fazer com que o motor se desloque de forma diferente, atrapalhando o funcionamento de airbags e assim por diante. Tudo isso, por não ser um item homologado e em harmonia com a dinâmica do veículo.

Todo cuidado na hora de investir na proteção do seu cárter

Na hora de investir em um protetor para o seu cárter, é necessário tomar cuidado com suas escolhas. Afinal de contas, um item que tem por objetivo proteger e lhe colocar em uma posição de se precaver, pode em verdade trazer mais malefícios, se não for bem escolhido.

Sabendo disso, lembre-se: ainda que o investimento em peças paralelas possa parecer algo inteligente, que traz economia pontual – a mesma economia poderá se tornar em um grande prejuízo em um futuro próximo, e não é isso que nenhum de nós deseja frente ao veículo, correto?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *