Quais os tipos de pneus para carros, e quais os mais comuns para a cidade?

Está aí um assunto que nem todos os proprietários de veículos pensam, quais os tipos de pneus para carros e quais os corretos para cada ocasião.

Certamente os pneus utilizados para percorrer um rali não são os mesmos para andar pela cidade, certo? Sendo assim, preparamos um texto contendo os principais tipos de pneus e a sua importância para manter a segurança do veículo e, mais importante, do condutor.

Curioso para aprender mais sobre isso? Continue lendo esse texto e veja o que temos a dizer!

Conheça os principais tipos de pneus para carros

Cada pneu tem um objetivo diferente quando se trata de performance, sendo assim, fique atento qual o ideal para o seu uso do veículo!

Pneus On Road ou convencionais

Os pneus convencionais são aqueles que acompanham a grande maioria dos carros já quando saem da fábrica.

Eles têm menor distância entre os blocos e sulcos menores, garantindo assim um maior contato com o solo. Eles são ideais para carros de passeio comuns porque, raros os casos onde andarão em ruas não asfaltadas.

Não somente, a banda de rodagem desse tipo de pneu é menor que os demais, já que o contato não é uma preocupação. Isto porque ele deve ser utilizado em terrenos nivelados onde superfície de contato não será um problema.

Se você vive na cidade, esse é o tipo de pneu certo para o seu carro!

Pneus Off Road

Se você entende inglês, já identificou para onde é esse pneu. Esse é indicado para pistas de terra ou lama.

A grande diferença entre esse e aqueles direcionados a tarefas mais comuns. Os sulcos do pneu são maiores assim como o espaçamento entre os blocos. Não somente, a banda de rolagem é maior.

Todas essas características fazem com que a aderência a um solo irregular como lama ou cascalhos seja muito maior, garantindo uma maior estabilidade.

Claro, o carro que esses pneus estão instalados também devem corresponder a esse tipo de performance. Acredite, o sedan que você usa para ir para o trabalho não vai se sair bem em barrancos.

Se você usa o seu carro na cidade, não recomendamos esse tipo de pneu, em caso de chuva, por exemplo, fará com que a possibilidade de derrapar aumente.

Pneus Mistos

Esses são os pneus para carros ideais para quem vive uma vida dupla, na área urbana e também na rural. A grande maioria dos utilitários esportivos brasileiros saem de fábrica com esse tipo de pneu, uma vez que o objetivo desse tipo de carro é justamente realizar essa conexão entre a cidade e o campo.

É claro que esse pneu não é o ideal para qualquer um dos cenários, contudo, garante a transição do asfalto para a terra sem maiores dramas. A banda de rodagem é mais lisa que os modelos off Road, contudo não lisos o suficiente para ter ótimo desempenho nas cidades.

Dessa forma, é importante saber se as idas a cidade ou ao interior será algo constante, porque investir nesse tipo de pneu será algo um pouco mais caro que os convencionais e ainda assim, terá que abrir mão do melhor para cada um desses terrenos.

Pneus Radiais

Ainda existe um quarto tipo de pneu que é pouco falado os radiais. Eles são destinados a veículos de alto desempenho, indicados especialmente para altas velocidades.

Eles não são tão indicados para trilhas e afins, ambiente em que também não se consegue atingir altas velocidades. É comumente encontrado em motocicletas que alcançam 250 km/h já que há extremo esforço nas frenagens e acelerações.

Conhecer o pneu para carros é importantíssimo para não errar na hora da escolha e colocar a integridade do seu bem assim como a sua em risco. Sendo assim, entenda qual será o uso que você dará ao veículo para então poder determinar com maior clareza o tipo de pneu mais indicado para ele. Aqui na Auto Originais, você encontra o Reparador Instantâneo de Pneus, um acessório de segurança a mais para seu carro durantes as viagens ou mesmo na cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *