Quais são os tipos de aerofólios para carros?

Os aerofólios para carros são acessórios que tem tudo a ver com a performance de um veículo, especialmente em altas velocidades. Esses acessórios ajudam a manter o carro no chão, nas retas ou curvas.

Exemplos de esses itens são aplicados não faltam, basta olhar para os carros de fórmula 1 e ver as “asas” dos mesmos. Mas não é só em veículos de alta performance que eles podem ser utilizados.

Essas são peças que podem tomar diversos formatos, depende tão somente do modelo do próprio carro.

Curioso para saber mais sobre esses acessórios automotivos? Leia esse texto até o final e descubra mais!

As utilidades de um aerofólio para carros

Em carros de alta velocidade o aerofólio é um acessório que realmente pode salvar vidas. Como dissemos, ele ajuda a manter o carro no chão, uma vez que veículos que estão a 300 km/h podem facilmente voar.

São aerofólios quaisquer objetos com formato de assas ou lâminas que tenham como função mudar a aerodinâmica de um carro.

Para fazer uma analogia, os aviões, as asas são desenhadas de forma a jogá-los para cima. O ar que passa pelas asas são direcionados de forma tal que faz com que eles icem voo. Essa é a última coisa que queremos em um carro.

Os aerofólios para carros fazem necessariamente o inverso, ou seja, ao invés de as forças fazerem o carro subir, eles pressionam o veículo contra o chão. Esse é um fenômeno muito conhecido pelos designers de carros e muito considerado quando colocamos estabilidade na equação.

Quando o assunto são os carros de passeio, a função é muito mais estética do que realmente de segurança. Quem não gosta de um design mais esportivo nos veículos, não é mesmo?

O design é o principal pensamentos das fabricantes de veículos ao incluir essas peças em seus veículos. Contudo, ainda assim os vemos muito bem aplicados em diversos carros de passeio.

Vejamos agora os principais tipos de aerofólios que compõem o design dos veículos hoje em dia.

Descubra os principais tipos de aerofólios veiculares

Ao pesquisar sobre aerofólios, certamente você irá encontrar diversos outro acessórios tais como spoilers e antenas. Mas nesse texto focaremos somente no produto supracitado, mais à frente falaremos sobre a diferença entre eles.

Os principais tipos de aerofólios destinados a carros de passeio dependem se trata-se de um sedan ou se é um SUV.

Nos modelos destinados ao sedan, a grande questão é como adicionar esses acessórios sem afetar a elegância desses carros. Feitos para serem sinônimos de classe, os aerofólios normalmente se encontram na própria tampa do porta mala.

Dessa forma, o objetivo do design do carro não é destruído, em fato, o resultado é muito agradável e pode oferecer uma mudança mais esportiva.

Já em carros SUVs, os aerofólios ficam logo acima da tampa do porta mala e criam um design disruptivo que muitas pessoas procuram! É uma ótima forma de dar uma cara mais esportiva ao carro sem fazer grandes mudanças.

Alguns modelos até trazem luzes de freio, servindo como um aviso a mais para quem vem atrás de você!

Aerofólios, spoilers e antenas: entenda a diferença

Se você tem pesquisado por aerofólios para carros certamente encontrou spoilers e antenas também.

O spoiler também é um dispositivo aerodinâmico, contudo, a sua função é outra. Ele serve como barragem de ar, difundindo-o para outras direções e não o guiando, como é o caso das asas.

São aquelas peças que ficam bem abaixo do veículo, na parte dianteira e também oferecem uma mudança e tanto de design!

Já as antenas aerodinâmicas servem para cobrir as convencionais e oferecer um design também mais interessante para o carro, fugindo da abordagem convencional. Esse é um estilo especialmente apreciado por indivíduos que gostam de praia.

Esses são os três acessórios que podem ser adicionados ao carro para resultar em um design mais esportivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *